Qual a melhor maneira de segurar o lápis para esboçar?


Esta é uma das dúvidas mais recorrentes entre os iniciantes no desenho, porém não existe uma forma adequada e definitiva para segurar o lápis. Existem, no entanto, maneiras que facilitam o desenvolvimento do traço e possibilitam um resultado mais adequado.

Cada desenhista desenvolve a “pegada” de acordo com a maneira que geralmente escreve. Em alguns casos, esta “pegada” deve ser aperfeiçoada caso os resultados não sejam os esperados.

De maneira geral é fácil se adaptar.

Confira as dicas abaixo e procure aperfeiçoar a sua “pegada”, se isso for preciso, lógico!

A primeira dica para ter um traço leve e continuo é reduzir a pressão dos dedos sobre o lápis. Desta forma, o lápis ficará mais solto, possibilitando um movimento mais gestual. No início deste treinamento, o traço será meio incontrolável e não obedecerá muito a sua vontade. Mas, com treinamento e dedicação, em pouco tempo você terá bons resultados.

Mantenha o corpo da mão afastado da folha e utilize os dedos que não seguram o lápis para criar um apoio. Este apoio ajudará definitivamente na estabilização do traço. Estes dedos de apoio não poderão exercer nenhuma pressão sobre a folha.

Jamais utilize a mão apoiada sobre a folha enquanto fizer o esboço. Apenas em alguns casos isso é possível, como no momento da finalização para obter um traço mais preciso. A mão apoiada sobre a folha, além engordurar a folha ou borrar o traço, ela gera um atrito que impede a liberdade do traço contínuo.

Para conhecer o meu curso de desenho, acesse escoladedesenho.online

Categorias:DICAS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: